sexta-feira, maio 20, 2005

Pseudo-crÔnica pseudo-engraçada

Andei lendo minhas crônicas para buscar novas idéias... confesso que não consegui ler nenhuma inteira... parei na metade da primeira... parabéns para vocês que conseguem ler tudo (vocês lêem, né?).
Detesto ler uma coisa que eu já li ou ver uma coisa que eu já sei o final... por isso até hoje eu não vi Paixão de Cristo, não dou a mínima pro Oscar e não vejo mais a novela das 8... eu já sei o final...

MAs mesmo assim cheguei àquela velha conclusão de que, dentro da minha cabeça, o mundo é muito mais emocionante. Sempre que eu penso numa crônica, na minha cabeça ela é MUITO engraçada...rio sozinho aqui em casa...
É a mesma história do bigode. Pensei que ficaria INCRÍVEL!
Há um tempo venho cultivando um pseudo-bigode, meia mussarela-meia calabresa, nada de mais... Na minha cabeça meu bigode seria cheio e volumoso que nem aquele do Chico Buarque. Hoje em dia ele se assemelha mais com a sombrancelha do Monteiro Lobato...mesmo assim causa indignação geral na galera. Isso porque eu ESQUECI que nas "Regras Intrínsecas da Vida Adolescente" bigodes não são permitidos. Piercings parecendo antenas espalhados pelo corpo é FASHION, deixar o seu priminho de 4 anos cortar o seu cabelo, de uma forma nada uniforme e tosca é FASHION, pagar 200REAIS numa calça SUJA e RASGADA é FASHION, fazer piadinhas sem graças iguais a de apresentadores de TV é FASHION. Agora, deixar um humilde bigode é RIdÌCULO.
Por isso, a "Cena Ridícula Nossa de Cada Dia" vai para mim, na sexta-feira passada, entrando na faculdade de bigode com a barba bem feitíssima. As Garotas-motorolas quase infartaram. Se lamentaram por um rostinho tão bonitinho como eu (obrigado meninas!) estar SUJO com um bigode...
O engraçado que essa nossa geração retrÔ, copia tudo que é velho: moda, música, ideologia. Agora o bigodinho foi banido! Ô lôco! Só porteiro tem privilégio de usar bigode... universitário não pode... ainda mais de Publicidade.

Mudando de assunto. Estou pensando em virar humorista. Mas humorista no estilo Jerry Seinfield, não no estilo Tom Cavalcanti contador de piada...
Vou ficar reparando no comportamente neurótico das pessoas das grandes cidades e fazer piada sobre isso. Aí, ao invés de Natais SACAIS no estilo "sessão psico-terapéutica entre a família", eu vou fazer piadinhas infames sobre a vida!

Não deve ser tão difícil. Você sobe em cima de um palco, começa a fazer suas piadas. Relaxa, ninguém pode te demitir, o máximo que pode acontecer é a platéia não rir. Mas aí é só você pensar que eles "não entenderam" a piada. É assim que eu faço com as minhas crônicas. "Provavelemente eles não são tão maduros quanto eu". Sempre penso isso antes de dormir.
Sem contar que os humoristas tem carta branca pra serem preconceituosos... A gente (opa, posso me incluir?) pode zuar judeu, árabe, japonês, loira, gordas, alcoólatras, que não tem importância. É o chamado "bom preconceito": é o uso POSITIVO dos esteriótipos. Você pode humilhar UMA nação inteira, desde que faça outras CEM nações racharem o bico. Pra isso inventaram a TV. Pra muitas pessoas verem a mesma coisa ao mesmo tempo e portanto, justificar o uso de esteriótipos e piadas preconceituosas.

MAs eu vou ser um humorista diferente. Sem piadas preconceituosas. Sem piadas sobre hábitos muquiranas de determinada religião, sem piadas sobre a impotência e a INANIÇÂO do órgão genital de uma certa nação asiática, sem piadas sobre a arrogância desenfreada e o orgulho sufocante de um país sul-americano, sem piadas sobre hábitos homossexuais e pedófilos por parte de representantes de uma certa religião que por sua vez possui um país dentro de outro determinado país, e que mudou de chefe-mor religioso agora há pouco. E também sem piadas sobre pessoas de um detrminado partido (ou corrente de partido) que cultiva aparências insalubres e peludas e fazem um discurso da década da minha vó e se recusam a usar chuveiro elétrico porque isso é "luxúria do CApitalismO!!!"

NAda como usar a tática do João Kléber. Se a audiência está baixa, o jeito é abaixar a qualidade das piadas e fazer uso frequente de esteriótipos.
Eu já parei com as piadas de mau-gosto. Juro. Só pelo fato de estar de bigode eu sinto na pele o preconceito. De bigode eu sou tudo: de viadinho a malandro do morro; de francês a cubano; de padeiro a tiozinho do século 19. Sou tudo, menos estiloso.

Ora, é porque vocês não conhecem a filosofia Macalé Racional. Leiam o livro, deixem o bigode e se salvarão. Eu já deixei meu bigode e já degolei uma galinha preta. Fiz minha parte.

Infelizmente minha capacidade de criar textos engraçados semanalmente é proporcional a capacidade do Governo de fazer alguma coisa que presta. Aliás, estou suspeitando que as provas de concurso público e as provas da AACD são as mesmas. Você entra conforme provação de baixa produção de neurônios... Quanto mais tonto você for mais fácil de se tornar funcionário público. Se você for preguiçoso então, ganha promoção na primeira semana.
Opa, fui preconceituoso de novo...
Mas é sério. Político é de longe, o profissional mais incompetente que eu conheço. Os caras são pagos pra fazer burrada, e ainda por cima, A GENTE que paga. Basicamente é assim: a gente trabalha pra poder sustentar uns caras bem burros, que tem umas idéias de girino, que atrapalham nosso dia-a-dia. Ou seja, quanto mais a gente trabalha, mais a gente se fode. É pura matemática, pode acreditar.
Agora experimenta fazer uma lobotomia e ficar bem burro. Aì é só ficar dando mole por aí que de repente você consegue um cargo público (ou um programa de televisão pra apresentar!).

Sério. Estou realmente desencanado de esperar uma boa notícia por parte do Governo...de qualquer um deles. Na próxima eleição eu votar no Mário de Andrade ou na Tarsila do Amaral. 99 na cabeça! Vou virar anarquista; já deixei o bigode. Agora deixo a barba, desencano de tomar banho, me visto com uns sacos de batata e vou morar no meio do mato! Sem pátria nem patrão! Livre! Eu, meus micróbios e minhas cracas. Livres para viver!

Por hoje é só. Vou para um resort em Guaratinguetá pra ver se recupero meu humor... e viva meu bigode! viva minhas piadas preconceituosas! viva a AACD que emprega 80% do seu contingente em cargos públicos!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola pseudo-amigo!! Como vão as coisas?!? Cara, seus textos são muito legais, me proporcionaram boas risadas!! Me avise caso seu Blog mude pra alguma coluna de revista ou jornal, pq não creio que ninguém note esse seu talento com as palavras, ou melhor, crônicas que escreve! Se for adepto da sétima maravilha do mundo (virtual), adicione-me a tua lista do msn! Se quiser me manda email (ueberson.web@bol.com.br) com teu endereço!! Abraços!

Rodrigo Boro disse...

Oh rapa! Lembra do seu velho amigo de PUC que tambem jah teve bigode?
Po, gostei de ver... Continua assim.