terça-feira, julho 26, 2005

Picadas de um Mundo Hostil

Eu sempre pensei que o fato de um nascer e viver numa cidade grande me traria algumas conseqüências ruins. São inúmeras. Tenho preguiça de citá-las. Mas eu ainda pensava que havia males que vêm para o bem. Não é possível que tomar toda essa água ferrugenta e clorificada, comer essas frutas sem sabor e envenenadas, respirar esse gás carbônico levemente salpicado de oxigênio não vá trazer ao meu corpo uma espécie de resistência químico-biológica semelhante a um mutante no melhor estilo X-Men.
Sério. E é aí que sou surpreendido novamente pela fantástica Mãe Natureza, a nossa mãe desnaturada que nos deu, de nascença, impulsos criativos e ambiciosos que nos faz hoje, seres viciados em se fuder. Porque, pra mim, é clara a noção de que a História do Homem é a História de pessoas se fudendo o tempo todo. Nos dois sentidos.
Enfim, aonde eu quero chegar é o seguinte: como eu, homem civilizado da cidade grande, resistente a inúmeros poluentes, não posso passar dois dias no campo que as picadas de um mosquito sei-lá-o-quê deixam minha perna dolorida e inchada? Como pode? Picada de mosquito da cidade grande, coça mas passa. Picada de mosquito do interior é que nem mancha de limão na pele: leva um tempo pra você se desfazer. São muito poderosos esses mosquitos. Acho que é a alimentação deles. O povo do interior vive bem, em contato com a natureza, se alimentando de coisas naturais pouco industrializadas, são resistentes. O sangue deles deve ser super nutritivo. Aí os bichos ficam federados na picada, acabando com a gente.
A natureza é cruel. Pode ter certeza. É só assistir ao Discovery Channel pra você ver. Se o mundo fosse bonititnho e “harmônico” que nem defendem os ambientalistas as picadas de mosquito fariam coceguinhas, seriam doces, sei lá... Mas não, quando você vê, seu tornozelo tá inchado de um modo que você NÃO CONSEGUE VER o seu tornozelo. Nem jogando meu sagrado futebol consegui fazer isso.
O mato já foi um lugar nebuloso e mágico para nossos antepassados; depois conquistamos o mato e fomos morar no meio dele. Aí, alguém “brilhante” inventou o asfalto, o barulho e a poluição e disse: “ei pessoal, e se a gente vivesse aqui? Olha , tem água quente!” E foi assim que a coisa desandou.
Uma vez uma professora me disse que o Homem já não possuía mais instintos. Aí eu retruquei ingenuamente dizendo que quando eu fico PUTO com alguém tem a ver com meus instintos, e que quando eu quero matar alguém (depois do remédio que tô tomando parei com essas idéias) também fazia parte dos meus instintos. Então ela disse que se você estiver no meio do mato, você não saberá aquilo que você pode comer ou não. Só comemos o que está enlatado, congelado ou pré-cozido pra ser feito no microondas. O bom de viajar para o campo é que a gente faz uma auto-crítica com base na humildade. No meio do mato, qualquer cachorro vira-lata, pomba de fio de elétrico consegue se virar. Agora, eu quero ver um homo sapiens da vida, acostumado à miojo, Harry Potter e Messenger...
Percebe como o ser humano é estúpido? Acho incrível nossa evolução tecnológica, até hoje pra mim, entender como funciona o telefone é fantástico. Você fala e sua voz é transmitida automaticamente pra uma pessoa que está muito longe. Por onde a nossa voz passa, meu Deus?? Eu falo no celular, a minha voz entra no aparelho, vai pro AR, por correntes invisíveis e NO MESMO MOMENTO chega no ouvido da pessoa do outro lado da cidade. Juro, eu acho incrível essas coisas. Mas mesmo assim a gente não sabe o que comer se estivermos perdido na selva, nosso habitat natural. Vai ver é por isso que o Homem destrói as florestas, rios e bio lugares, para certificarmos que nunca mais a gente volta pra nossa saudosa maloca natural. Pra acabar com o medo de ser pego pelo chupa-cabra, pela caipora, pelo saci e pelos mosquitos pequenos e silenciosos que deixam marcas profundas em nossas pernas. Por isso que eu idolatro os índios. Se o Raoni ainda estiver vivo vou votar nele em 2006. E antes que eu me esqueça: se Minâncora funcionasse mesmo eu não estaria reclamando das picadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

minâncora nao é pra picadas de bichos. é pra espinhas! por isso que vc tá aí sofrendo. passa fenergan que talvez melhore.

Anônimo disse...

Vc devia ver um filme chamado "Huckberrys". É lançamento e não passou no cinema. Tem um cara que faz parte de uma ONG chamada " Coalizão dos Espaços abertos", para impedir a urbanização.Miguel.

Anônimo disse...

Rafex,
desligue o computador e vá ler um livro! (viu qta coisa inteligente a TV ensina?)
até
Jna