terça-feira, abril 12, 2005

Segunda-feira, o dia - parte I

O neoliberalismo e a sua mania de acabar com tudo. Acaba com os valores coletivos, acaba com o Estado de Bem Estar Social, acaba com o emprego garantido, acaba com os países de terceiro mundo, e, como se já não bastasse, acabou com a SEGUNDA-FEIRA.
De cara parece que é bom. Ora, ninguém gosta de segundas-feiras mesmo. MAs não. O neoliberalismo acabou com o nosso direito de praguejar domingo à noite, de praguejar quando acordamos segunda de manhã, de dar uma praguejadinha final, à noite, quando o dia termina. Claro que praguejar significa expressar seu desgosto pelo início daqueles dias "úteis"(pra quem?) em que habiualmente nos comportamos como loucos, neuróticos, vivendo apressadamente num ambiente insalubre chamado sociedade moderna. NAda mais justo do que dar uma praguejadinha, do tipo: "que merda...amanhã já é segunda-feira" ou então "puta que o pariu!!! de novo segunda-feira" e coisas do tipo.
Pois bem, mas até isso o Bush Pai e a Margaret Thatcher com o seu neoliberalismo resolveram acabar. Você acha que não? Hoje em dia acabou o modelo tradicional de trabalho. O povo tem que trabalhar de sábado, folgar na quarta, trabalhar de domingo, folgar na segunda, trabalhar o mês inteiro numa grande temporada de sei-lá-o-quê e folgar na terça... e assim por diante.
Ter acabado com a segunda-feira é uma ilusão. O que eles fizeram foi tornar TODOS OS DIAS UMA SEGUNDA-FEIRA!!!!
é verdade...

Acabou a praguejação tradiconal daquela segunda-feira cinzenta e poluída de manhã, acabou aquele domingo ensolarado, acabou o direito de reclamar de trabalhar muito. Sábado nem se comenta. É apenas um dia da semana em que você chagam mais tarde ao trabalho e passa menos carros na rua. Não quer trabalhar? Tem uma fila querendo estar no seu lugar.
Sem contar que aquele Banco de horas é a maior robalheira que eu já vi. Impressionante como nenhum banco presta. Quando alguém falar em banco, não pense duas vezes, desconfie e saia andando... Banco não presta.
A idéia de banco surgiu mais ou menos assim: como fazer pra possuir o dinheiro de todo mundo e ainda por cima COBRAR pra isso? Ué, aproveita que as pessoas costumam ser analfabetas, e aquelas que não são também não ligam muito pra isso, e inventa uma tese LOUCA, COMPLICADÍSSIMA sobre fluxo e não-fluxo de papel moeda, convertido em Capital que sofre juros, e tem a demanda, mais o superávit, fazem com que o risco-país, que está sob moratória, tenha um défcit que no final das contas é melhor pôr seu dinheiro no banco...que PROMETEMOS só tirar um pouquinho dele por mês... senão, seu dinheiro desvaloriza, e você vai ser o responsábel pela quebra do país...
Buenas, se isso não convencer, fala que o Dólar VAI SUBIR e pronto.
Nada é mais eficiente do que isso. Mais eficiente que o xarope da vovó, que a sopinha da mamãe, que o soco pesado do papai, é a frase "o dólar vai subir"... Fala que o Dólar vai subir que você consegue tudo que vocÊ quer.
Chegue numa padaria, peça vários pãezinhos, biscoitos, sonhos, mortadela (pode ser até Ceratti), bombas de chocolate...faz a rapa! na hora de pagar, coloque um óculos, faça uma cara de intelectual (de preferêcia vestido num terno), tire uma calculadora do bolso e o jornal Valor Econômico, aí, com uma cara que mostre que você está mais triste que a moça do caixa, diga à ela: "então, eu acabei de conferir que, se eu pagar tudo que eu comprei... (suspiro) não sei nem como dizer isso...(novo suspiro)... o Dólar vai subir!!!! (olhar arregalado)"
Deve funcionar... é assim que o Palocci e todos os outros Ministros da Fazenda vêm fazendo com a gente... Bom, não sou eu que vou discutir, né? o cara está sempre de terno, fala várias línguas, está pra cima e pra baixo com uma calculadora de baixo do braço... ele deve saber o que faz... Sou brasileiro e não desisto nunca!!!!
Por favor. Cada vez que eu ouço essa frase, eu penso num cara bem burro, fazendo uma estupidez GIGANTESCA, do tipo, tentar morder a própria testa, encostar a língua no nariz, tentar equilibrar uma bola de basquete em cima de uma bola de ping-pong, tentar derrubar um João-Bobo, ligar a televisão com o controle remoto do som, mas sempre concentrado pensando repetidamente: "sou brasileiro e não desisto nunca, sou brasileiro e não desisto nunca..." é a paródia do cachorro correndo atrás do próprio rabo.

Falando em estupidez e cenas ridículas, percebi que nesse nosso cotidiano desafinado, existem uma série de pequenas cenas tão ESDRÚXULAS, que merecem ser registradas. Por isso, inauguro aqui a Cena Rídicula Nossa de CAda Dia.

A Cena Ridícula Nossa de CAda Dia de hoje, é de uma mulher que me chamou atenção quando eu ia pra faculdade. Eram umas 7h, 8h, da noite. Estou eu indo tranquilamente pela Ministro Godoy, quando eu percebo uma cena estranha do outro lado da rua. Um carro estacionado na frente de uma garagem fechada, mas posicionado como se fosse entrar, com as portas do carro abertas e dela saía um som, uma pseudo-música, que misturava Axé e Sertanejo (sério! conseguiram), tinha uma batidinha meio dançante no estilo Axé mas com uma letra de lamentação no estilo Sertanejo. Até aí tudo bem, se não fosse o fato de eu ter visto UMA BUNDA ENORME sobre um corpo, fazendo um requebrado RIDÍCULO na frente dos faróis acesos do carro!!! Era tipo uma dança de acasalamento, uma tentativa de ser sensual, sei lá. Enquanto vinha uma pessoa da casa atendê-la, ela estava dando uma requebradinha brega, com aquela música brega e aquela BUNDAÇA. O Animal Planet deveria ter filmado aquilo.
Desculpe BEbel*, não fui eu que reparei na Bunda dela, foi a BUNDA dela que entrou no meu campo de visão... Era grande e chacoalhava de um modo engraçadíssimo.

Espero publicar uma pseudo-crônica toda segunda-feira, e nos outros dias apenas dar uma autualizada, com alguma CEna Ridícula Nossa de Cada Dia.

Até poderia falar mais de Cenas Ridículas. MEu amigo Thiago-Troca-Tapas, com sua vã filosofia pagã, resolveu passar uns bons 10 minutos conversando com um semi-mendigo na Paulista (ou um pré-mendigo, sei lá). No final da conversa, trocam cumprimentos, vão se afastando, no que o mendigo fala: "até mais Thiago. Boa sorte com as suas coisas aí, não desiste não que vocÊ consegue. Não desanima que você é um cara legal"
Nada como escutar um quase-mendigo que acabou de te pedir esmola, ajudar a levantar A SUA auto-estima. Tem gente que pra levantar a auto-estima precisa de espelho, de roupa de marca, essas coisas....O Thiago não. Ele SÓ precisa de um mendigo.
O cara é simples, fazer o quê?

Bom, mais constrangedor do que no meio da Paulista um MENDIGO te dar um apoio moral, é você fazer entrevista de emprego. Mas isso eu falo na próxima pseudo-crônica.
Eu tenho algumas Cena Ridícula Nossa de Cada Dia escondida na manga, e um indício de pseudo-crônica sobre o dia em que o Ronald McDonald desancacar do amarelo e vermelho e começar a se vestir com as cores do arco-íris. O que aconteceria com as nossas crianças? Que tipo de brinquedinho viria junto no Mc Lanche Feliz? Um preservativo talvez?

Se você acha essas pseudo-crônicas boas, deixe um recado de estímulo, porque, por trás de piadinhas ácidas, eu sou um cara bem sentimental, que preciso tomar alguns remedinhos pra ficar feliz.
Agora, se você acha tudo isso uma bosta, então azar o seu, porque, como você percebeu, eu sou brasileiro E NÃO DESISTO NUNCA. Pelo menos nenhum mendigo vai me deixar uma mensagem de apoio. Lembre-se: a sarjeta é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um.
------------------------------------------------------------
*minha patroa.

Um comentário:

Anônimo disse...

voce é q sabe ....MESTRE