segunda-feira, abril 24, 2006

reflexão de um aniversariante

Agora que eu fiz aniversário, eu estava pensando, aniversário é uma data que vai se desvalorizando com o tempo, assim como o Natal e o já extinto – pelo menos pra mim – Dia das Crianças. Graças a Deus a Páscoa é intocável, e todo ano ainda ganho – e anseio!- por algum ovinho da Nestlé. Não faço muita questão de grandes festas ou baladas, prefiro um almoço/jantar com a família (que inclui dois grandes amigos que tenho há 18 anos).

Quando o Natal começou a virar uma data de “aturação familiar pseudo-voluntária” ao invés daquela data mágica da propaganda da Coca-Cola, fui desencanando de festas de calendário. E eu vejo isso nas pessoas mais velhas. Daí conclui que quanto mais velho a gente fica, mais a gente descarta (ou não se empolga) com estas datas. MAS DEVERIA SER AO CONTRÁRIO! Quanto mais velho a gente fica, mais a gente deveria valorizar estas datas, simplesmente porque elas vão ficar cada vez mais raras!

De repente, teu aniversário de 32 anos pode ser o último!!! Vai saber? Então aproveite como se fosse o último! Pense como um jovem no Brasil e da tua grande chance de morrer precocemente por alguma balada perdida, abuso policial, ou alguma dengue, ou sei-lá-o-quê e como cada Natal, cada Aniversário, cada dia da tua profissão, poderá ser o ÚLTIMO.

Sei lá, não quis escrever nenhum texto de auto-ajuda, nem aquelas matérias da Revista Cláudia, mas é que seu eu fosse o meu pai, eu pensaria: pela probabilidade, quantos aniversários ainda me restam??? A gente tem que aproveitar ao máximo.

Bom, depois desse pensamento, como se nada tivesse acontecido ou pensado, eu normalmente almocei com meus familiares e depois fui treinar, como de praxe, tranqüilo e conformado. Deixo pra me preocupar em aproveitar datas festivas quando ficar mais velho.

Outra reflexão é que aniversário pode ser algo meio desanimado não pelo fato de que estamos mais próximos da morte, mas pelo fato de que quanto mais velho você fica, mais responsável você deverá ser. E menos tempo terá pra fúteis diversões. Ou seja, envelhecer vai contra meu estilo de vida. Portanto, abomino aniversário. Daqui em diante eu não faço mais aniversário. Sou o PeterPan! uHAuHauHauAH... não posso falar isso perto do Michel Jackson, se não sou aliciado... blergh!

Talvez esse argumento refute o primeiro: se a proximidade da morte gerasse depressão (por isso não fazemos questão de lembrarmo-nos de nossa não-esternidade), o brasileiro não seria conhecido por sua alegria espontânea (porque como brasileiros ou moradores do brasil, podemos morrer a qualquer momento). Ou será que o pensamento é inverso?? Pelo fato do Brasil levar a sério esse lance de ser um país subdesenvolvido, sua baixa expectativa de vida e o alto grau de risco de morrer repentinamente num assalto, num seqüestro, numa epidemia ou quem sabe numa fila de hospital (cruz credo!), o brasileiro REALMENTE não sabe como poderá ser o dia de amanhã, portanto, ele aproveita cada dia como se fosse o último! Taí a nossa a alegria: a instabilidade existencial! Por isso que a gente é um povo alegre...não temos a nada a perder...Pode ser, é uma tese que tem um certo fundamento.

Eu não ligo muito pra teses verdadeiras. O que eu gosto são de teses que de um modo Aristotélico (talvez a única lógica de persuasão que eu conheça, além do revólver) consiga me convencer de que algo possa acontecer ou ser.

Então é isso. Parabéns pro meus 21 anos, por essa vida cheia de reflexões e teses infundadas, e ano que vem, se eu tiver uma banda eu prometo fazer uma festança. Mas é que dá um trabalho fazer uma festa... tem que pensar num local disponível, espaçoso, comprar bebidas, lugar pra gelar, pensar no lixo, na limpeza do dia seguinte, prepara toda uma logística pra receber os convidados...dá até uma peguiça só de pensar. Uma vez, minha irmã, ficou um dia inteiro arrumando a casa pra fazer a festa dela. Enfeitou a casa, comprou e preparou vários comes&bebes, baita festa bacana. Lá pelas 23h vai chegando o povo, enchendo à meia-noite, e à 1h da manhã minha irmã já tava dormindo de tão cansada que ficou do dia inteiro. A aniversariante DORMIU na própria festa!!

Eu me divirto com essas coisas. Então é isso. Parabéns para mim, para São Jorge, e para os escoteiros, que também foi dia deles.

Ciao!

PS: não que eu, um pseudo-católico-agnóstico-ortodoxo-convicto acredite nessas coisas de Inferno Astral, mas confesso que após meu aniversário estou torcendo pras coisas darem uma melhoradinha...uHAuAHAHUahAUH... isso me lembra um provérbio:

“ jo no creo em brujas, pero que elas existem, existem!”

Nenhum comentário: