domingo, junho 25, 2006

Blitzkrieg Bop World Cup 2006

Outro dia eu li uma ótima crítica, de um ótimo designer sobre o símbolo da Copa. Dizia ele que aquelas figuras sorridentes e aquele Leão não tem o menor vínculo com o povo alemão, não representa nada, é só pra agradar turistas, e por isso, como um símbolo, falhou.
Já os organizadores da Copa, dizem que a idéia é melhorar a imagem da Alemanha perante o mundo. Dizem que eles carregam ainda uma culpa pelo judeucídio da Segunda Guerra.
Bom, se eles querem melhorar a imagem deles pro mundo, então comecem mudando aquele idioma de ríspidas consoantes, que o Luís Fernando Verissimo disse que "dizem que o alemão foi a útima língua criada por Deus com as sobras de todas as outras". Isso faz sentido quando cada "bom dia" parece uma repreensão, e cada repreensão parece uma tragédia. "Eu te amo" e "Eu te odeio" são diferenciadas apenas pelo modo como você agarra a pessoa: pelos braços ou pelo pescoço, respectivamente.
Nada contra os alemães e contra aquele futebolzinho enganação deles, mas fazer um símbolo de carinhas sorridentes para representar um alemão, é tão verdadeiro quanto àquela nota de 3 reais que recebi de troco no ônibus.
Se o povo alemão é um povo alegre, nós brasileiros respiramos gás hélio.

Por sinal, que me perdoem os brasileiros com mania de odiar os argentinos, mas em Alemanha X Argentina sou porteño desde pequenininho. Eu até acho aqueles cabeludos, italianos pobres que pensam ser ingleses ricos, um tanto arrogantes ("ponham-se de pé, a Argentina está passando" é um adesivão no ônibus deles), mas pelo menos o futebol argentino é um tanto mais evoluído e merecedor de uma semifinal do que o estilo Pebolim anglo-saxão. E também porque no final das contas "Soy Latino" antes de tudo. Pra falar a verdade anseio por uma final Brasil X Argentina, onde seríamos campeõs numa partida histórica. E além de 11 de setembro, astronauta brasileiro, reeleição de operário, teria mais este fato histórico pra contar pros meus netos.

Eu queria comentar alguma coisa sobre o batalha campal entre Portugal x Holanda, sobre a parte que eles não entenderam que futebol não é "Damas", e portanto o objetivo é fazer gol e não eliminar cada integrante adversário. Mas eu não vi a partida, só soube do fato.

Enfim, boa sorte pros alemães contra nossos "hermanitos del fundo de nossotros coraciones", boa sorte com a reunificação, com a imagem deles lá fora, e com suas mulheres grandes e grossas.
Terça tem duelo do apartheid social: Brasil x Gana. 3 x 0 Brasil, fora o baile.

Nenhum comentário: