segunda-feira, junho 27, 2005

O Trabalho, o Vagabundo e o Messenger

Diferentemente das dançarinas de Funk Carioca, eu fico sem graça quando vagabundagem é relacionada à minha pessoa. Não que eu me esforce pra trabalhar, mas no lugar de vagabundo prefiro bon-vivant. Questão de estilo.
Outro dia um amigo meu me disse que a empresa em que ele trabalha estava oferecendo vaga de telemarketing e que era uma boa chance pra eu deixar de ser vagabundo. Bah..., prefiro ser gari do que ser telemarketing. Nada contra os operadores de telemarketing, mas os cara ficam confinados em suas baias, sentadíssimos, repetindo sempre a mesma coisa, comendo sanduíches gordurosos do refeitório da empresa e vendo sua pele amarelar palidamente... pelo menos gari fica em pé, caminha, se exercita, vê a luz do sol... O certo seria pegar os presidiários e treinar eles pra serem telemarketing. Eles iam continuar o dia inteiro presos, pelo menos trabalhando, diminuindo a pena deles, e o consolo de ter um trampo tão sacal, seria pensar que, pior do que ser operador de telemarketing, é ter contas a pagar no cartão de crédito. Sério. Cartão de crédito é a pior coisa que os americanos inventaram depois do McDonalds...

Mas eu estava pensando pra quê a gente trabalha (a gente no sentido seres humanos). Muito provavelmente essa história de trabalhar começou porque o Homem precisava ocupar o seu tempo. Depois que a gente inventou a poligamia, descobriu o fogo, não tinha muita coisa pra se fazer. Muito amor, comida quentinha, muitos filhos, muitas sonecas depois do almoço. Ok, perfeito. Mas e aí? Tinha o resto do dia ainda... Inventaram essas baboseiras de signo, astrologia, bruxaria e blábláblá, mais ainda não era o suficiente pra ocupar o dia inteiro. Como não existia televisão naquela época, o tempo demorava pra passar. Nossos antepassados tinham que inventar alguma pra fazer. Então foi aí que alguns começaram a cortar madeira e virar lenhador, outros resolveram pescar e viraram pescador, outros resolveram fazer vasos e viraram artesãos, outros preferiam desenhar tangas e dormir com o pajé, esses viraram estilistas. E assim foi indo. O trabalho surge como uma forma de passar o tempo. Acontece que no decorrer da História alguns malandrinhos resolveram ganhar dinheiro em cima de outros que trabalhavam. Até constituir classes, castas, estamentos e etc, etc, e toda essa nossa sociedade desigual e injusta em que vivemos.
Voltando ao ponto principal, se o trabalho serve pra ocupar o nosso tempo, então DEUS SALVE o Orkut e o Messesnger, que vieram pra acabar com o Trabalho na Terra! Porque essas duas merdinhas me fazem perder um tempo precioso na frente do computador. Quem usa sabe que não tem escapatória. Às vezes eu entro no Messenger só pra ver, se, de repente, alguém tem alguma coisa MEGA URGENTE pra falar comigo, e a tecnologia revolucionária dos meios de comunicação vai servir pra solucionar algum problema mais rapidamente. Buenas, encontro fulano, ciclano e beltrano jogando conversa fora, fazendo piadinhas, e quando vejo, o cara do Estadão já jogou o jornal na minha casa... (Esse é um bom critério pra saber se está tarde. Quando você escuta o barulho do seu jornal caindo dentro de casa, e o motor da kombi arrancando até o final da rua é porque está tarde). Quando você vê, passou horas ali na frente do computador. E pra quê? A gente não discuti nada interessante, não produz nada útil, e ainda deixamos e fazer alguma outra coisa mais importante, ou pro trampo, ou pra faculdade... Enfim. Tudo isso é coisa do Bill Gates pra afastar os jovens universitários do conhecimento e do questionamento do sistema, pra uma vida alienada e cheia de piadinhas e crônicas juvenis que não falam nada com nada.

MEU DEUS!!! Quanto mais eu uso o Messenger, quanto mais eu escrevo essas pseudo-crônicas, mais eu contribuo para o mundo maléfico e pedófilo do BillGates...! Epa... e vocês que estão lendo também!!! (nesse caso, minha mãe e a minha namorada).
Vamos desencanar... o mundo não tem jeito mesmo... já que o fim está próximo, vamos desistir de vez de trabalhar, e vamos passar o tempo jogando conversa fora, fazendo piadinhas infames e tirando conclusões absurdas sobre o fim do mundo.

Dicas para um mundo melhor
__ matar o Bill Gates
__ ler livros (aqueles sem figuras) no lugar de usar o Messenger

Então é isso. Vou terminar o por aqui porque meu Messenger tá bombando. O tema da nossa discussão de hoje é: existe possibilidade das piadas de papagaio terem acontecidos de verdade?Não posso perder. Preciso falar as minhas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Anjinho, acabei aqui meio sem querer, mas foi bom, li pouco mas o que li valeu a pena.

Desconjumina disse...

bem bom!!